Corrida da Liberdade 2010

Lá fui eu para o Largo do Carmo hoje de manhã para participar na 33ª edição da Corrida da Liberdade. O percurso anunciado tinha cerca de 11.5 Km, acima dos 10 Km que tipicamente faço, mas mesmo assim pareceu-me interessante o suficiente para me inscrever.

Quando estava no Largo do Carmo enviei um SMS a um amigo meu que mora lá perto a avisar que estava por lá e que ia à corrida.

Enquanto esperava oiço um Sr. da organização a anunciar uma mudança de percurso: afinal não iamos passar na 2ª circular mas sim por dentro de Telheiras com um acréscimo de 500 metros à distância originalmente anunciada.

Entretanto estava a fazer o aquecimento e aparece-me o meu amigo a quem tinha enviado o SMS um bocado antes. O rapaz estava lá com a sua bicicleta e prontamente o desafiei a ir fazer o percurso da corrida com a bicicleta. Ele lá resolveu ir depois de ver que havia lá mais um Sr. de bicicleta…

Às 10h30 a organização deu o arranque, que começou um bocadinho à frente da placa de partida para evitar uma curva apertada que há por ali.

Perto do Marquês de Pombal e antes de começar a subir a Av. Fontes Pereira de Melo, aparece-me o meu amigo com a sua bicicleta. Ficou a acompanhar-me dali para a frente.

Passei aos 4 KM com 19 minutos e qualquer coisa, o que é um ritmo um bocado acima do meu ritmo actual de treino.

Depois de passar os 7 KM o meu dorsal começou a descolar-se, devido ao muito  suor na t-shirt (estava muito calor) e de bocados de água que tinha entornado. De vez em quando lá tinha de o ir ajeitando para não se perder por ali…

Eu ia bem acima do meu ritmo – com culpas do meu amigo que ia confortável na sua bike :p (fizemos a prova praticamente toda juntos e na conversa tirando uns 500 metros quase no final da prova durante os quais ele fugiu um pouco mais para a frente para ver as vistas).

Um pouco depois de passar os 8 KM começou-me a dar uma ligeira dor de burro pelo que abrandei ligeiramente o ritmo. Para tentar reduzir a dor de burro tentei massajar um pouco a zona o que, juntando ao facto de ir a agarrar o dorsal descolado, fez com que passasse um bom bocado de tempo com pelo menos uma das mãos na barriga 🙂

Aos 10 KM estava com 47:08 minutos, o que confirmava que estava a andar muito rápido (para o meu ritmo habitual).

A 20 ou 30 metros da meta lá fiz o sprint para a fotografia e cruzei a meta com 56:00.33. Estava à espera de fazer uma hora ou um pouco mais, pelo que estou bastante satisfeito. No entanto fiquei muito cansado, provavelmente porque não costumo correr acima dos 10 Km e devido ao ritmo que mantive durante desde muito cedo…

Gostei desta prova. Algumas coisas boas:

  1. A prova estava bem marcada. Reparei que havia marcadores de distância aos 4 KM, 7 KM, 8 KM e 10 KM. Em algumas provas nem marcam o ponto de metade da distância.
  2. Dois pontos de distribuição de água, um antes dos 4 KM e outro um pouco depois dos 10 KM.

No final, a prenda foi um saco com uma t-shirt alusiva à prova e uma medalha. Só achei que faltou ali algo para comer, como uma peça de fruta ou uma barra de cereais. Mas, não se pode ter tudo, e a prova até era à borla.

Agora vou descançar e daqui a uns dias começo a pensar na próxima corrida ;).

5 Respostas to “Corrida da Liberdade 2010”

  1. Osvaldo Says:

    LOL só mm tu pra te lebrares de escrever um blog que mais ninguem vai ler 😛

  2. Colega do lado Says:

    Grande testamento…. “ah e tal eu corro muito” e onde é que tá a publicidade para eu clickar?! 😛

  3. Fernando Says:

    Parabéns, bom tempo, também estive lá mas a minha marca foi mais modesta, 1H06M48… estava muito calor.
    Recordo-me da alteração mas não sabia que tinha acrescentado mais 500 metros ao percurso, assim foi ao todo 12KM, correcto?

  4. thenewroadrunner Says:

    Osvaldo: epá tu ainda vais lendo :p

    Colega do lado: não percebo nada de computadores, seilá meter publicidade nisto :p

  5. thenewroadrunner Says:

    Olá Fernando, obrigado.

    A organização antes da partida falou em 12 kms mas eu não tenho certeza se o foram ou não.

    Há um tópico sobre esta corrida no fórum “O mundo da corrida” (*) onde já se falou em 11.5 km e em 11.6 km, medidos com GPS… mas existe sempre a possibilidade de haver algum erro de medição (até porque se passou por baixo dos túneis do Campo Grande).

    (*) http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?6301-33ª-Corrida-da-Liberdade/

Deixe uma Resposta

