Corrida Luzia Dias (Lisboa, 2010)

Depois de estar sem correr desde terça-feira, para recuperar dos treinos das duas semanas anteriores em que fiz um volume muito acima daquilo a que estava habituado, fui hoje correr a 4ª Corrida Luzia Dias.

Esta prova realiza-se na zona do Lumiar, estando anunciados 10 Km. Desta vez, além do colega de corridas do costume (Osvaldo), consegui convencer um estreante (Luís) a fazer os 10 Km. Além disso cheguei a horas, levantei o dorsal e tinha satélite no Garmin. O número de participantes era pequeno pelo que não havia confusão no início da corrida.

Estavam reunidas  as condições para uma boa prova.

Começou a prova, arranquei o Garmin e lá fui.

Km 1 – Km 3

Alguns metros depois do início reparei, pelo Garmin, que estava a correr abaixo dos 5 min / Km e lembrei-me que não era muito boa ideia ir tão depressa, tão cedo. Após cerca de 500 metros começou a primeira subida. Nada mau – já me ia fazer baixo o ritmo. A inclinação da subida diminui um pouco mas foi sempre a subir até ao 1º Km.

O Garmin deu a indicação de 1º Km alguns metros antes da placa da organização. Tempo = 5:15 min.

A partir daí o percurso ficou em linha durante alguns metros e depois começou a descer numa inclinação ligeira. Voltamos a passar perto do local onde a subida tinha tido início, seguindo-se uma pequena recta e uma subida. Após alguns metros a subir apareceu a placa de 2º Km e mais ou menos no mesmo local o Garmin deu a respectiva indicação. O aparelho estava-se a portar bem. Tempo = 4:13 (min). A descida tinha ajudado ao ritmo.

Continuei a subir e a certa altura vi a placa do 3º Km. Olhei para o Garmin, que estava a indicar cerca de 2500 metros. Comecei a estranhar aquela marcação e o próprio tempo decorrido até ali (cerca de 12 minutos) indicava que não podia já ter feito os 3 Km, tendo em conta que tinha sido a subir desde antes do 2º Km (não estou a subir assim tão rápido :p).

O Garmin só deu a indicação do 3 Km passado algum tempo, a meio de uma descida.

Km 3 – Final

Do 3º quilómetro desceu-se até à Alameda das Linhas de Torres e depois virou-se em direcção ao Estádio José de Alvalade.

A certa altura o meu Garmin deu o aviso do 5º Km (cuja placa já tinha passado há algum tempo) aos 23:13 (min) e passado uns 3 segundos ouvi o relógio de outra pessoa a dar também um aviso. Perguntei a esse corredor quanto é que o relógio dele tinha marcado, e ele disse-me que tinha marcado 5º Km e que a corrida não tinha os 10 Km.

Continou-se em direcção a Telheiras, onde se subiu novamente uma rua, para dar uma voltinha antes de voltar ao Estádio.

Quando passei pela placa de 8º Km, o Garmin ainda não marcava os 7.5 Km. Estávamos de volta à Alameda das Linhas de Torres. Olhei para o Garmin e reparei que estava a correr à volta dos 4:30 min/Km. Nada mau. O Garmin marcou a passagem ao 8º Km com 37:18 (min) o que era bom. Tinha estado a correr forte e não tinha tido nenhum ameaço de dor-de-burro: melhor ainda.

Passando novamente pela zona de partida corri em direcção ao final. Na direcção oposta vinha uma senhora visivilmente chateada e que disse algo do género “Por causa desta merda as pessoas têm de vir a pé.”. Se calhar não tinha conseguido apanhar o autocarro…

Ainda houve ali uns ameaços de subidas antes da recta da meta… chegado à dita fiz um mini-sprint e acabei com o tempo de 44:42 (min) mas… não foram 10 Km. O Garmin diz que foram 9.58 Km.

Ao voltar para trás, enquanto esperava pelos dois colegas, ainda passei por algumas pessoas que comentavam que o 3º Km estava mal marcado.

Em geral gostei da prova. Estive a correr abaixo dos 5 min por quilómetro durante a corrida quase toda, o que é bom e dá uma boa motivação para continuar os treinos regulares que tenho feito.

Pontos positivos

  • Percurso – Muito bom percurso com altimetria variada no meio de Lisboa🙂
  • Nada de confusão – Devido às inscrições limitadas (pouco mais de 600 pessoas), deu para aquecer e deu para correr o percurso todo.

Pontos negativos

  • Distância a menos e o 3º Km claramente mal marcado – Não ter chegado aos 10 Km fez com que ficasse a saber a pouco🙂
  • Não havia distribuição de água durante o percurso.
    • Será que isto é típico das provas de Inverno ?
    • O mais engraçado é que acabaram por dar 3 garrafas de água no final da corrida. Portanto água não faltou.
      • Não há escuteiros disponíveis no Lumiar?🙂

De qualquer forma convém ter em conta o custo da corrida ao fazer estes comentários e avaliações: paguei apenas 4 € para me inscrever, o que é mais barato do que os típicos 8/10 € das corridas mais famosas.

Pós-corrida

Perguntei ao estreante como se tinha sentido durante a corrida. Eis a resposta:

“Não sei… passou rápido, abrandei quando estava cansado e tal. É de facto mais fixe correr assim do que sozinho”

E realmente é mais fixe correr no meio do pelotão com malta à volta que nos ajuda a ultrapassar os nossos “limites”. Fica a dica, principalmente para todos aqueles que fazem má cara e dizem que é parvo “pagar para correr”.

Já agora, convém ter em conta que o Luís ontem à noite estava indeciso, pois achava que não conseguia chegar ao fim porque nunca tinha corrido 10 Km. Acabou por conseguir cumprir todos os objectivos que levava pra prova: chegar ao fim, sempre a correr e não ficar em último :p.

2 Respostas to “Corrida Luzia Dias (Lisboa, 2010)”

  1. Osvaldo Says:

    AHAH foi uma boa corrida..

    “Não sei… passou rápido, abrandei quando estava cansado e tal. É de facto mais fixe correr assim do que sozinho”

    Isto é alguma indirecta a um rapazito cujo nome começa por t e acaba em iago?

  2. tiago Says:

    qd eu tiver em forma nem o barbas me acompanha eh eh :p

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: