20 Kms de Cascais

Após duas semanas em que apenas fiz 4 treinos, fui ver até Cascais ver como estava a máquina. A prova eram os 20 Kms de Cascais e era a minha primeira participação na mesma. Esta prova é praticamente uma meia-maratona. Tem menos um quilómetro e qualquer coisa, mas dá para testar a distância. Em termos de calendário até calhou bem, porque daqui a 2 semanas tenho uma Meia-Maratona para fazer :).

Tive a companhia do Osvaldo que ia fazer a sua maior prova de sempre. Quando chegámos a Cascais começou a chover, algo para o qual não iamos preparados. Fomos buscar os dorsais e apanhámos um bocado de água… a coisa estava tremida… mas, à medida que o tempo foi passando, o céu foi limpando e na hora da partida já tinha parado a chuva.

Os primeiros 5 quilómetros da prova eram uma voltinha por dentro de Cascais, que fazia com que passassemos duas vezes pelo balão da partida. Esses 5 Km estavam mesmo a jeito para servirem de aquecimento. E foi mesmo assim: comecei calmo e passei aos 5 Km com 26:28 (min).

O céu estava azul e tinhamos algum sol. Correr à beira-mar na Marginal foi muito agradável. Nesta altura do ano não está o calor pateta que costumo apanhar nas provas que há por ali (Corrida do Tejo e Corrida do Destak).

Ao quilómetro 12 estava a ficar com menos força nas pernas. Pouco depois do ponto de retorno, por volta dos 12.5 Km, tirei do bolso a minha arma secreta: um cubo de marmelada. Despachei-o num instante…

Por esta altura já estava em modo de ultrapassagem, correndo solitáriamente de ilha em ilha e deixando para trás o pessoal que tinha começado mais forte.  O regresso era quase sempre a rolar, tirando duas subidas já perto do final. O final propriamente dito era em descida.

Cada vez gosto mais destas provas maiores. Quando vou correr 10 Km estou sempre com “pressa de acabar” e de bater o relógio. Para correr 20 Km não posso usar o mesmo ritmo com que corro 10 Km, portanto acabo por olhar mais em volta e apreciar a paisagem.

Cheguei ao final com 1h38m14seg o que me dá uma boa indicação para a minha segunda Meia-Maratona.

No final deram-me um saco com a t-shirt e uma bonita medalha. A t-shirt tem os nomes de todos os que acabaram a prova no ano passado. No próximo ano tenho de lá voltar para ficar com a t-shirt que terá o meu nome.

PS: Entretanto descobri que a medalha tem a letra “I” escrita a branco no centro. E a razão para isso é simples: há alguns anos a organização desta prova começou a meter letras nas medalhas, de forma a construir a palavra “CASCAIS” ao fim de algumas edições. Portanto no próximo ano a medalha deve ter um “S”… Estes pormenores são uma boa forma de garantir que a casa vai estando sempre cheia.

Etiquetas: ,

3 Respostas to “20 Kms de Cascais”

  1. Osvaldo Says:

    Prova complicada.. mas vou ter o meu nome na t-shirt pro ano 😀

  2. Meia-Maratona de Lisboa (2011) « 45 minutos aos 10km Says:

    […] é fraquito. E também acho que estou a valer mais do que isso à Meia-Maratona. Os meus tempos dos 20 Km de Cascais e das Lezírias pediam outra prestação nesta meia… Os problemas de estômago não […]

Deixe uma Resposta

