Corrida das Lezírias 2011 (Vila Franca de Xira)

Participei hoje pela primeira vez na Corrida das Lezírias, em Vila Franca de Xira. Quando ando nas provas costumo ver pessoas com camisolas desta corrida e tinha alguma curiosidade em saber como seria. A distância também vinha a calhar, tendo em conta a Meia-Maratona da próxima semana… portanto lá me inscrevi.

Saí da cama por volta das 6:30, tomei o pequeno-almoço, saí de casa e meti-me no comboio. Era o primeiro de três que tinha de apanhar para chegar a Alverca. Num dia normal de trabalho só acordaria depois das 7:00 :).

O tempo não estava grande coisa, tendo apanhado alguns pingos de chuva no caminho de casa para o comboio.

Em Entrecampos entrou um senhor no comboio que trazia uma mala da Corrida do Metro. Viu-me equipado e perguntou-me se ia para a corrida. Lá começamos a trocar umas ideias. Esse senhor tinha à volta de 60 anos, era de Setúbal e tinha acordado ainda mais cedo do que eu. No meio da conversa, contou-me uma história engraçada: quando era mais novo esteve na guerra, em Moçambique. Como a viagem de barco, de Portugal para Moçambique, demorava muito tempo, tinha de treinar a correr à volta do barco. Eram 180 metros para dar uma volta ao dito. Quando o mar ficava bravo, tinha de se agarrar, para evitar ir tomar banho… :).

A viagem de comboio lá foi passando e sempre dava para ver a paisagem. Chegámos a Vila Franca às 9h00. O tempo já tinha melhorado e, pelo menos por ali, não ameaçava chover.

Os dorsais estavam a ser distribuídos dentro da Praça de Touros local. Não sou grande apreciador de touradas, e acho que nunca tinha estado dentro de uma Praça de Touros. Aquilo estava praticamente tudo aberto e ainda dei um salto às bancadas. Mas até dava para ir ao meio da arena sem grande esforço. Uma coisa engraçada: a Praça tem lá pendurados uns quadros que são uma espécie de “diploma” de homenagem a alguns touros. Os quadros tinham uma figura dourada de um touro, o nome do animal e do “criador”. Pelos vistos, os touros mais “bravos” ganham o direito a ficar com o seu nome num quadro na parede da Praça.

Entretanto vi por lá o Luís Parro e o José Magro. Estive na conversa com o José Magro que me esteve a contar uns pormenores sobre os Trilhos de Sicó e outras provas organizadas pel’ O Mundo da Corrida. Tirei umas dúvidas que tinha sobre a Meia-Maratona na Areia (que também vai ser organizada por eles em Maio) e depois lá fui aquecer.

Havia bastante espaço para aquecer.

Eu tinha visto o caminho do ano passado e já sabia que o percurso era praticamente todo em recta. A única excepção é a subida e descida da ponte que passa por cima do Tejo e que tem de ser feita duas vezes.

Como não ando a tentar fazer nenhum tempo em especial aos 15 Km, resolvi fazer a experiência de ir “forte” desde o início e ver quanto tempo aguentava num ritmo perto do que consigo fazer em provas de 10 Km. Ia-me lixando, claro :p.

Começou a corrida. Lá fomos em direcção à Ponte de Vila Franca. No final da ponte virou-se à direita, para as Lezírias. Na curva estava um campino, em cima de um cavalo branco. Passou-se do alcatrão para a terra batida.

A chuva tinha deixado algumas pequenas poças no percurso. Como resultado, as pernas do pessoal estavam a ficar salpicadas de água acastanhada. E assim foi até um pouco depois dos 7000 metros, quando se chegou ao ponto de retorno. Nesse local, outro campino, em conjunto com um barril, marcava o local da volta.

Eu nem sei se os campinos foram lá colocados pela organização ou se resolveram ficar ali a ver a malta a correr. De qualquer das formas, estava giro.

No regresso já me estava a custar manter o ritmo. Mantive-me junto a um grupo de quatro corredores que iam entretidos na conversa. Fiquei com eles durante alguns quilómetros, até à entrada na ponte. Fiz a segunda subida da ponte feita “nas calmas” e os quatro fugiram.

Confirmei com o colega do lado que aquilo agora era pelo mesmo caminho da vinda.

Quando começou a descer, aproveitei para recuperar velocidade e tentar ganhar algum balanço. E assim foi. Voltei a alcançar o grupo de quatro corredores pouco depois.

Chegado à placa do 14º Km meti-me a caminho. Mas livra, era muito cedo. Quando fiquei com a meta à vista quebrei um bocado. Estava com vontade de dar um “esticão”, mas o esticão já tinha ido :).

No final o Garmin marcou 14.80 Km, em 1h08m58seg. Estava todo roto :).

Fiquei satisfeito. Foi bem menos do que esperava, o que resultou em que conseguisse apanhar o comboio mais cedo do que o previsto. Na volta, uma viagem de comboio calma, em parte passada a ler uma revista de desporto que me deram no final da corrida.

Já agora, os parciais do Garmin:

5 Km - 00:22:58 (hora)
10 Km - 00:46:30 (hora) - 5000 m em 23:30
Final - 01:08:58 (hora) - 4800 m em 22:28

(convém ter em conta que o Garmin não é exacto “ao metro”, portanto pode haver ali alguma discrepância…)

E pronto, na próxima semana há mais.

Etiquetas:

4 Respostas to “Corrida das Lezírias 2011 (Vila Franca de Xira)”

  1. vitor carranca (vencedor da prova) Says:

    Boa tarde foi uma exelente prova um percurso optimo mas nao o normal, o percurso foi mudado, aquela volta no barril com o campino nao coatuma ser assim. Mas nao deixou de ser uma prova optima para correr e o melhor é ter sempre alguem ao lado para dar uma forca um esticaozinho. Forca e boas provas.

  2. Meia-Maratona de Lisboa (2011) « 45 minutos aos 10km Says:

    […] 45 minutos aos 10km Quero correr 10 KM em 45 minutos… e tenho tempo livre suficiente para falar sobre isso « Corrida das Lezírias 2011 (Vila Franca de Xira) […]

  3. victor carranca Says:

    45m aos 10km é um bom tempo para quem não pratica pela competiçao, já é uma média de 4.30m/km é um ritmo que entra nas pernas com facilidade, basta alguns treinos, não de grandes duraçoes, mas mais intervalados. Boa Sorte 🙂

Deixe uma Resposta

