Plano de treinos para a Maratona – 1º mês

Introdução

Fiz hoje o 17º treino do plano, que coincide foi o último treino do mês de Agosto. Faltam-me neste momento 52 treinos, num total de 535 km  (640 – 105).

Vou aproveitar para fazer aqui um pequeno resumo deste primeiro mês.

Comentários gerais

Não tenho andado cansado nem tenho tido grandes dores (nem das musculares, nem  das “chatas”). Fiz todos os treinos que estavam planeados para este mês, no dia em que estavam planeados. Tenho respeitado os dias de descanso do plano.

A única “aldrabisse” que tenho feito é correr sempre um pouco mais do que diz o plano (tipicamente cerca de 500 m). Faço isto para compensar eventuais erros de medição do GPS (prefiro correr um bocado mais do que correr menos). Na prática isto significa que tenho feito mais alguns km do que o que estava no plano. À medida que for conhecendo melhor os percursos que ando a fazer (e que for tendo certeza das distâncias) vou começar a retirar estes “extras”.

Tenho feito os treinos em terrenos muito variados (terra batida, asfalto, gravilha e até tartan) pois ando a tentar evitar o asfalto, na medida do possível.  Também tenho variado as inclinações não só para variar os músculos que uso mas também para introduzir variedade nos treinos.

O facto do plano ter muitos treinos pequenos (5 km) ajuda bastante. Curiosamente, antes de começar o plano, eu raramente saia de casa para fazer 5 km… mas realmente é difícil arranjar desculpa para não ir fazer 5 km.

Não sou grande apreciador de horários e calendários, mas pretendo fazer bem o “trabalho de casa”. Apesar disto, estou um bocado surpreendido por não me ter baldado a um único treino do plano. Para isto também contribuiu o facto de este mês ter tido uma disponibilidade grande em termos de horários (neste momento até estou de férias).

Vamos ver se durante o próximo mês me consigo cumprir o plano de forma certinha. O segundo mês tem mais treinos e maior distância (18 treinos, 147 km) portanto também será um desafio maior.

Dificuldades

Tenho tido alguma dificuldade em manter ritmos lentos nos treinos em que o devo fazer. Foram uns quantos meses sempre a pedir velocidade ao corpo; Agora estou-lhe a pedir para ter calma. Percebe-se a confusão :).

O relógio da Garmin ajuda, mas basta uma distracção para começar a passar para ritmos mais ágeis. Para dar a volta a isto arranjei companhia para alguns treinos. Aqui tenho de agradecer ao Osvaldo e ao Luís pela companhia que cada um me fez em alguns treinos. Mais recentemente já me tenho conseguido controlar melhor, mesmo sem companhia, o que é bom. Em Setembro tenho de consolidar este trabalho, porque mesmo na prova terei de me contar muito durante uma quantidade muito grande de quilómetros.

Outras notas

As dores de costas foram-se, como de costume. Nos três meses anteriores, nos quais corri muito pouco, andava a ter algumas dores. Quando voltei novamente a fazer vários treinos por semana, as dores limparam. Só por isto já vale a pena correr 4 vezes por semana.

Já sinto a forma física a voltar. Noto isto principalmente nas subidas, porque consigo fazer subidas inclinadas em ritmo forte.

Provas

Não se pode ter tudo portanto alguma coisa tinha de cair.

Os treinos longos ao Domingo dificultam a ida a provas, pois é difícil arranjar provas com a mesma distância do treino longo. Como eu não quero andar a aldrabar o plano, neste início de época farei muito poucas provas.

Para já, apenas estou inscrito na Meia-Maratona de Portugal (Ponte Vasco da Gama) do próximo dia 25 de Setembro. Só me inscrevi porque o próprio plano de treinos pedia uma Meia-Maratona para esse dia… portanto calha bem.

Depois da Maratona (4 de Dezembro) devo voltar a participar em provas de atletismo popular com mais regularidade.

E pronto… até à próxima 🙂
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