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Plano de treinos para a Maratona – 3º mês

Novembro 13, 2011

Com o fim do mês de Outubro, chegou ao fim o terceiro mês de treinos. A Maratona está cada vez mais perto. Neste momento falta menos de um mês para ver se aguento correr os 42.195 m.

O tempo lá piorou e eu aproveitei para voltar à estrada, embora ainda com algumas incursões ocasionais em trilhos.

Durante este terceiro mês de treinos a quilometragem aumentou bastante, quer em termos da distância total semanal, quer em termos do treino longo de Domingo. Os Domingos foram assim:

  • 25 Km
  • 26 Km
  • 20 Km
  • 32 km – quase todo em estrada, salvo uma volta na Matinha de Queluz quando já estava à volta dos 26 para ver se ainda aguentava a subida.

Destes quatro longos, o que mais me custou foi o de 20 Km. Nesse treino tive uma quebra forte quando ainda ia nos 15 Km e o treino a partir daí foi ficando duro, com dores nos braços e outras partes do tronco. O que aconteceu nessa semana foi simples: tive de atrasar um dos treinos e acabei por ficar com três dias de treino seguidos. Não estava devidamente descansado naquele Domingo e o resultado viu-se no treino.

O treino de 32 Km foi feito em pouco menos de 3h20m. Lento e em sobe-e-desce, como mandava o plano. No dia anterior fui experimentar a alimentação para o fim de semana da Maratona. O almoço foi uma bela quantidade de sushi num restaurante Japonês. Para enfrentar este treino, fui comprar uma mochila para transportar água. Comprei uma barata (21€) na Decathlon e estou satisfeito. Já fiz vários treinos com ela e não me incomoda nada.

Agora no último mês de treinos ainda tenho mais uma sessão acima dos 30 Km e depois um período de descanso / recuperação (o famoso “tapering”).