Corrida das Lezírias (2012, Vila Franca de Xira)

Hoje fui a Vila Franca de Xira para participar pela segunda vez nesta prova.

Fui para a zona de entrega dos dorsais e não sabiam do meu dorsal. O meu nome e número estavam na lista mas não encontravam o envelope com o dorsal e o chip. Resultado: fizeram-me um novo dorsal lá na altura para poder correr.

Início da prova: lembrava-me que no ano passado tinha começado num ritmo forte e que depois a segunda metade da prova me tinha custado um bocado, portanto decidi começar bem lento (não estou em forma suficientemente boa para arriscar). Perto do 3º Km, na entrada para as Lezírias, aparece o primeiro campino a cavalo, característica típica desta corrida.

Chegado ao 4º km estava-me a sentir bem, portanto decidi correr um bocado mais depressa.

A certa altura percebi que o percurso nas Lezírias estava a ser diferente do percurso do ano passado, pois não se tinha feito inversão do percurso por volta dos 7 Km. Mais alguns quilómetros feitos e aparece o segundo campino a cavalo.

A mudança de percurso acabou por ser interessante pois alguns quilómetros foram feitos numa parte das Lezírias onde praticamente só se conseguia correr em duas filas paralelas, embora houvesse algum espaço para quem quisesse fazer ultrapassagens pelo meio. Isto era bem diferente da zona inicial onde havia uns bons 5 ou 6 metros de largura e era possível correrem várias pessoas lado a lado.

Um dos problemas que tive foi com o calor que se fazia sentir.

Saindo das Lezírias e voltando a subir a ponte de Vila Franca, tive uma ligeira quebra. Curiosamente (ou não), já no ano passado tinha tido uma quebra no início da segunda passagem na ponte e após sair das Lezírias. No entanto, chegado lá acima, já estava a recuperar o ritmo. Aproveitei a descida para recuperar algum terreno e, a partir daí, fui mais a gerir o ritmo que levava do que outra coisa. Só acelerei mesmo na reta da meta, para acabar em sprint.

No final o Garmin marcava 15.42 Km feitos em 1h21m45seg. Não fiquei muito satisfeito pois estava à espera de fazer algo mais perto da 1h15m. No entanto, acabou por ser um bom treino para a Meia-Maratona de Lisboa, não só devido à distância mas também devido à temperatura, pois é algo que me tem incomodado em provas à beira-mar e que cruzam a hora do calor.

2012 vs 2011

Este tempo foi bem pior do que o meu tempo do ano passado (1h08m59seg), mas o percurso também foi significativamente diferente, pelo que é mais difícil fazer comparações. Uma das razões pelas quais gosto do atletismo enquanto modalidade desportiva é o facto de ser muito justa: os resultados que temos resultam daquilo que metemos nos treinos.

Uma nota negativa em relação à organização

A certa altura ficaram sem camisolas de vários tamanhos e, principalmente, sem água. Um amigo meu chegou à meta e já não havia nada para levar nem água para beber. Será sempre uma falha grave não ter água suficiente no final das provas, mas com o calor que estava ainda se torna pior.

Etiquetas: ,

Uma resposta to “Corrida das Lezírias (2012, Vila Franca de Xira)”

  1. Osvaldo Pires Says:

    Falta de agua foi mau. Nem uma fruta tinham…

Deixe uma Resposta

