Corrida dos Sinos (Mafra, 2012)

Hoje fui até Mafra para participar, pela segunda vez, nesta prova de 15 Km.

O tempo não estava grande coisa e antes da partida ainda choveu durante mais de meia hora.

Enquanto esperava na zona da partida ainda havia chuva a cair, o que não estava a ser muito agradável. A vantagem é que a temperatura estava baixa, o que é quase sempre bom para correr, e provavelmente acabou por me ajudar durante a prova.

Nesta prova o “tiro de partida” é dado através do toque de um sino (muito temático). Depois do sino arranquei e fui nas calmas encostado à direita. Não estava com grande pressa pois não queria ter uma quebra como a da semana passada na Meia-Maratona.

Passado um bocado, apareceu uma alteração ao percurso relativamente ao ano passado: havia um corte para obras na estrada, o que fez com que o percurso da corrida fosse dar a volta ao Mosteiro. Nisto, acabei por descobrir que as traseiras do Mosteiro são um quartel do exército.

Passando o quartel e dando a volta ao Mosteiro, comecei-me a lembrar que o percurso desta prova é bastante enganador: a primeira metade é bastante fácil, pois tem muitas descidas longas, e a segunda metade implica voltar para trás, sendo quase toda a subir. Ao lembrar-me disto resolvi ir ainda com mais calma, para conseguir voltar para trás em condições (estratégia que já tinha dado bons resultados no ano passado).

Havia montes de corredores, alguns deles provavelmente incautos, a aproveitar o embalo da descida. Apesar da tentação fui-me mantendo no meu ritmo.

Chegando ao ponto de retorno, por volta do 8º Km, era altura de subir. Eu até gosto de subir e tinha poupado energia, portando fui recuperando caminho a muita gente, o que acaba por ser motivador.

E os quilómetros lá foram passando, até chegar ao 14º e à entrada do parque desportivo de Mafra. Os últimos 750 metros (mais ou menos) desta prova são feitos dentro do Parque, numa volta que eu acho um bocado chata, pois existe uma primeira fase em que nos afastamos da meta para depois voltar na direcção oposta. Tive uma ligeira quebra nesta fase e até chegar à pista de tartan.

Eu tinha vindo a pensar se tinha energia para tentar um sprint no final. Não estava plenamente convencido, mas quando entrei na curva antes da recta da meta, consegui meter um ritmo mais forte. Nisto, sinto que vem um corredor atrás de mim, pela direita, também em sprint. Tive imediatamente a reacção de sprintar ainda mais rápido, para não o deixar passar… e consegui.

O mais engraçado do final desta prova é que é propício a estas coisas, pois o estádio tem uma bancada onde se junta muita gente para ver os corredores a chegar. Estas pessoas têm alguma tendência a apoiar bastante chegadas, principalmente quando são sprints parvos de pessoal que não via ganhar nada na prova :). No meio disto, devo ter feito um dos finais em sprint mais rápidos da minha “carreira”.  Já no no ano passado também tinha terminado esta prova de forma parecida. Depois de passar a linha fui cumprimentar o adversário (também um rapaz novo e bem disposto), pois acho que o meu sprint só foi tão forte porque causa da pressão causada pelo sprint dele.

Acabei a prova com 1h16m04s. No ano passado tinha feito 1h10m42s. Apesar do tempo final não ser grande coisa, a “estratégia” do ritmo calmo ao inicio resultou bem pois não tive nenhuma quebra forte e fiz a prova em crescendo de ritmo. Ainda assim, este tempo foi bem melhor do que o tempo que fiz nos 15 Km das Lezirias no mês passado, embora o percurso e a temperatura tenham ajudado.

No final lá me deram o típico Sino. Desta vez é de vidro, bem mais pesado do que o de porcelana que me deram no ano passado. Claramente uma prova a repetir, nem que seja para poder fazer o sprint final em frente das bancadas… e trazer mais um Sino.

(Seguem-se os 20 Km da Prova Livre da Estafeta Cascais -> Oeiras -> Lisboa…)

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

