Off topic: As crises

Este fim de semana fui visitar uma das minhas avós, que vive numa zona rural. Enquanto lá estava, apareceram por lá umas vizinhas dela para nos cumprimentar. Uma delas trazia uma criança, que era um dos seus netos.

Pouco depois, essa senhora foi-se embora, mas o míudo ficou por lá. Uma das outras vizinhas chamou-me ao lado e disse-me algo deste género:

“Ó Bruno, tens de levar este para tua casa. A mãe abandonou-o há dois anos…”

Comecei a falar com o míudo, perguntei-lhe a idade e quando é que fazia anos. Depois resolvi perguntar-lhe se gostava mais de fazer anos ou do Natal…

<muído> Do Natal.

<eu> Porquê?

<miúdo> Porque me dão prendas.

<eu>E nos anos, não tens prendas?

<miúdo> Não.

<eu> Mas tens bolo de anos.

<miúdo> Não…

<eu> Porquê?

<miúdo> Porque não compram.

<eu> Então e no Natal, tens bolo-rei?

<miúdo> Não, não compram.

Era claramente cada tiro, cada melro. Fiquei-me a sentir um bocado mal e fui à loja comprar um ovo da Páscoa para lhe dar.

Para meter em perspectiva as alturas em que nos queixamos das crises: há sempre alguém bem pior…

Obviamente eu sei que estas situações são comuns, mas acho que muitas vezes acabo por estar tão longe delas que acabo por me ir abstraindo das mesmas. Claro que eu vejo pedintes aos montes nas ruas de Lisboa, mas uma coisa é ver e saber que existem, e outra coisa bem diferente é falar com as pessoas e ouvir as suas histórias. De vez em quando convém que nos lembremos que isto acontece. Não custa nada fazer um pequeno gesto que, não mudando a vida das pessoas, pode melhorar um bocadinho do dia.

(Entrando um bocadinho no tópico: na Meia-Maratona na Areia deste ano haverá recolha de alimentos e roupa para entrega a uma associação de solidariedade social.)

Deixe uma Resposta

