Prova Livre da Estafeta Cascais -> Oeiras -> Lisboa

No passado Domingo, fui até ao Estoril para participar, pela segunda vez, nesta “Prova Livre” de 20 Km. A ideia é começar no Estoril e acabar em Lisboa ao pé dos Jerónimos, passando por Oeiras, sempre à beira-mar.

A “Estafeta” propriamente dita já conta com 73 anos de história, mas a “Prova Livre” vai apenas na segunda edição. No ano passado tinha lá estado a fazer de lebre (grande falhanço) mas este ano já lá fui na onda competitiva, para testar a minha forma.

Fiz a viagem de comboio, partindo no Cais do Sodré. Gosto de andar de comboio nesta linha pois a paisagem é muito agradável (bem melhor do que a linha de Sintra) e como já se sabe, isto que eu faço não é desporto, é turismo desportivo.

Por um erro de planeamento não comi quase nada de manhã: apenas um yogurt, umas dentadas numa maça que estava meio… duvidosa, e uns rebuçados que tinha trazido do restaurante Japonês onde tinha jantado no Sábado à noite.

Estava um pouco preocupado com este fraco abastecimento matinal mas, felizmente, o jantar do dia anterior tinha sido bem carregado em hidratos de carbono…

Esta prova tem um percurso cheio de sobe e desce. Começa numa subida, à qual se segue uma descida longa, à qual se se uma subida inclinada, à qual se segue outra descida, à qual se segue outra subida inclinada (sim, é mesmo assim) e só depois estabiliza mais ou menos em recta durante alguns quilómetros. É um percurso que facilmente faz mossa naqueles quilómetros iniciais.

Comecei a prova num ritmo conservador (parece que o juízo está a voltar). Estava algum frio, o que facilita imenso a prática da corrida. Fui rolando e passei aos 5 Km com cerca de 26 minutos. Mais alguns quilómetros num ritmo conservador e passei aos 10 km com 52 minutos e meio. Por esta altura estava a passar por Oeiras e já havia algum sol mais forte, mas nada que incomodasse, até porque tinha levado o meu chapéu do deserto.

No abastecimento dos 10 km aconteceu uma coisa um bocado caricata: ia para apanhar uma garrafa e o distribuidor de água puxou a mesma da minha frente. Já aconteceu outros corredores roubarem a água, mas o distribuidor… é inédito. Aposto que vinha alguma rapariga bonita atrás de mim… Mandei uma boca e apanhei outra garrafa no distribuidor seguinte.

Mais alguns quilómetros a rolar à beira-mar (a paisagem desta prova é muito bonita) e finalmente cheguei à zona do Jamor. Nesta altura, começou a chover de forma significativa… Bem, admito que a chuva veio mesmo a jeito porque ajudou a arrefecer sem ter de desperdiçar água e isso ajudou-me a preparar o arranque para os 5 quilómetros finais. Nesta altura (15 Km) ia com cerca de 1h19m, ou seja, continuava dentro do ritmo que tinha feito até então.

Nos últimos cinco quilómetros ganhei algum ritmo e fiz quatro quilómetros a ritmos abaixo de 5 min/km.

O Garmin marcou 20.16 Km feitos em 1h43m59s.

Acabei por ficar satisfeito com o resultado. Foram menos alguns minutos do que o tempo feito há 2 meses nos 20 Km de Cascais, embora a temperatura me tenha ajudado. O mais relevante foram mesmo os últimos cinco quilómetros, nos quais já notei algumas melhorias de forma. O facto de ter tido cabeça e ter conseguido gerir o ritmo inicial de forma a acabar a prova em crescendo de ritmo também é positivo.

Em relação à organização, não tenho grande coisa a assinalar, salvo aquela história da garrafa de água, que vou atribuir à eventual existência de alguma deusa que devia merecer mais a água do que eu.

De resto, gosto muito do percurso desta prova e claramente é daquelas a repetir.

Anúncios

Etiquetas:

Uma resposta to “Prova Livre da Estafeta Cascais -> Oeiras -> Lisboa”

  1. Prova Livre da Estafeta Cascais -> Oeiras -> Lisboa | 45 minutos aos 10km Says:

    […] Acabei em 1h40m21s. Curiosamente foi o meu melhor tempo nesta prova (o anterior era 1h43m59s, feito em 2012). […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: