35 km / semana – a execução (Maio)

Aqui fica o relato do segundo mês do meu célebre pseudo-plano de treinos intitulado “x km por mês” e também conhecido como treino-vadio-pseudo-estruturado.

Continuo com o objectivo mínimo de 35 km/mês, feitos em 3 ou 4 treinos, para recuperar a forma e os bons hábitos.

1ª semana (1 a 6 de Maio)

3ª feira – 14.5 km
5ª feira – 9 km
Domingo – 21 km

Total da semana: 14.5 + 9 + 21 = 44.5 km (objectivo alcançado)

Nesta primeira semana os quilómetros até pareceram à borla, pois duas das corridas foram em prova (Primeiro de Maio e Meia-Maratona na Areia) e, em geral, é mais giro correr nas provas, por alguma razão psicológica (vulgo maluqueira), apesar de ir sempre a fazer mais esforço.

2ª semana (7 a 13 de Maio)

3ª feira – 9 km
5ª feira – 15 km
Sábado – 11 km
Domingo – 8 km

Total da semana: 9 + 15 + 11 + 8 = 43 km (objectivo alcançado)

Nesta semana o calor resolveu aparecer. Por um lado é bom, pois dá mais vontade de andar na rua do que quando chove (apesar de eu até gostar de correr à chuva), por outro lado é mau, pois dificulta o exercício. Durante esta semana senti algum cansaço, que associei à Meia na Areia. De qualquer forma, o objectivo foi alcançado.

3ª semana (14 a 20 de Maio)

3ª feira – 6 km
6ª feira – 10.5 km
Domingo – 10 km

A temperatura continuou alta e isso, a juntar a algum cansaço, fez com que decidisse não correr na quinta-feira. Como tinha uma prova no Domingo, preferi fazer um dia de descanso no Sábado.

Total da semana: 6 + 10.5 + 10 = 26.5 km (oops…)

4ª semana (21 a 27 de Maio)

3ª feira – 8 km
6ª feira – 18 km
Domingo – 11.5 km

Nesta semana acabei novamente por fazer apenas três treinos. As greves dos transportes criaram-me algumas dificuldades em arranjar tempo para correr durante esta semana. No Sábado preferi não correr, devido à prova de Domingo.

Total da semana: 8 + 18 + 11.5 = 37.5 km (objectivo alcançado)

Sobras do mês (28 a 31 de Maio)

3ª feira – 10.5 km
4ª feira – 11 km
5ª feira – 8 km

Nestes três dias finais do mês resolvi experimentar correr três dias consecutivos, algo que já não fazia há algum tempo…

Total da meia-semana: 10.5 + 11 + 8 = 29.5 km

Resumindo…

Neste mês corri 16 vezes, num total de mais de 180 km. Já sinto alguma melhoria de forma e já perdi cerca de 2 kg do peso extra que tinha ganho nos meses de anteriores.

Olhando para o calendário percebe-se que este mês houve uma frequência maior de treinos. No entanto, como foi um mês em que participei em três provas, as semanas dessas provas foram semanas de três treinos. Um ponto negativo foi que a distância não foi muito equilibrada entre o início e o fim do mês, embora em termos de descanso seja bom ter diminuições regulares do volume semanal.

Objectivo para Junho: Vou começar a fazer algumas experiências em termos de treino, e vou deixar de parte este plano vadio dos 35 km. Vou-me focar mais no tipo de treinos, tentando manter a regularidade e continuando à procura da forma perdida.

Em termos de provas, em princípio vou fazer apenas duas durante este mês, ambas de estrada e ambas de 8 km: a primeira será já amanhã (a Corrida pela Selecção) e, a meio do mês, estarei novamente na Marginal à Noite.

Anúncios

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: