Marginal à Noite (2012)

Esta noite estive mais uma vez na Av. Marginal para participar naquela que é uma das minhas provas favoritas: a Marginal à Noite. Esta era a minha terceira participação nesta prova, o que faz com que seja uma das provas às quais fui mais vezes. O Osvaldo fez-me companhia até Oeiras, sendo esta também  a sua terceira participação.

Este ano havia ainda mais gente do que no ano passado: a organização estava a falar em 5 mil pessoas, mas o meu dorsal era o 5200 e tal…

Venho de dois meses e meio de treinos consistentes, o que tem melhorado e muito a minha forma física. Há duas semanas tinha feito 39m03s na Corrida pela Selecção, cuja distância era semelhante e até partilhava algumas partes do percurso, embora a altimetria fosse mais simpática.

Por estes motivos estava com boas expectativas para a minha participação nesta prova. Como é uma prova nocturna temos a ajuda extra da temperatura baixa, que costuma ser muito agradável para correr.

A prova é pequena e a maior dificuldade é provavelmente o início da corrida, pois é a subir e há muita gente que vai a andar e que obriga a algum zigue-zague para conseguir progredir no terreno a correr. Esse foi o meu quilómetro mais lento, tendo demorado 5:42 a fazê-lo. Depois disso só tive de aproveitar a descida para recuperar algum tempo e tentar ganhar embalo para o resto da prova. Fiz todos os km do 2º ao 6º abaixo de 4:55, mas no 7º acabei por ir mais lento (5:00), em parte por causa da subida na qual está integrado grande parte desse quilómetro. Chegado ao início do oitavo quilómetro foi só aproveitar a nova descida para ganhar embalo e acabar forte.

No final da prova, o Garmin marcava 38m27s, para os habituais 7.80 Km. Não sendo um grande tempo, acabei por ficar satisfeito com a minha prestação, principalmente porque esta foi a primeira prova neste ano na qual consegui correr a um ritmo médio abaixo de 5 min/km (mais concretamente, a 4:56 min/km).

Comparação com 2011

Em 2011 tinha feito 35m42s o que mostra que estava realmente num dos melhores momentos de forma que já tive (não era por acaso que nessa altura vinha de um par de corridas de 10 km em sub-45 min). Este ano fiquei a pouco menos de 3 minutos desse tempo. De todas as provas que fiz este ano e que também tinha feito em 2011, esta foi aquela em que menos piorei o tempo, o que aparenta indicar alguma melhoria de forma :).

Em relação à prova, continua a ser das minhas favoritas, apesar de estar cada vez mais concorrida o que vai obrigando a mais zigue-zague ao longo do percurso. Tenho alguma pena que não tenha 10 km (e até acho que podiam alargar facilmente, pois o corte de transito que é feito actualmente de certeza que já cobre mais do que 10 km), mas… não se pode ter tudo.

Não sei o que vem aí em termos de provas, pois em Julho/Agosto as mesmas não costumam abundar por estas zonas. De qualquer forma

Etiquetas:

5 Respostas to “Marginal à Noite (2012)”

  1. Corre como uma menina Says:

    Eu adoro provas à noite. Têm um outro ambiente que não sei explicar! Foste à Corrida das Fogueiras?

    • thenewroadrunner Says:

      Olá, não fui a essa porque Peniche fica muito fora de caminho para mim.

      Também gosto de correr à noite e faço-o muitas vezes, mesmo sem ser em provas. Claro que em provas tem outro “colorido” por causa das roupas do pessoal e afins :).

  2. Luis Says:

    Olá,

    preciso de um conselho, se for possível.

    Tenho de comprar um relógio para controlar os meus treinos. Com a pesquisa que fiz fiquei ainda mais baralhado porque nenhum agrada a toda a gente (excepção aos caros >400 euros).

    Com um orçamento entre 150 a 200 euros parece sempre que vou gastar dinheiro em coisas que só me vão dar problemas.

    Qual é a sua experiência? Que relógio utiliza?

    Se puder ajudar, agradeço. Se não puder, agradeço na mesma. 🙂

    • thenewroadrunner Says:

      Olá. O meu conselho é o Garmin Forerunner 305, que actualmente na amazon.co.uk custa cerca de 220 euros, já com portes. Não sei quanto custará cá em Portugal.

      É este o relógio que eu uso e penso que é a solução mais “equlibrada” que há no mercado (embora ache que o preço actual é um bocado “exagerado” – o meu custou 120€).

      Quando comprei o meu escrevi alguns comentários o mesmo aqui.

      Actualmente é possível comprar os modelos 405 e 410 da Garmin por um valor abaixo do preço do 305, mas há muitas críticas a esses modelos (e ao seu “aro” touch sensible).

      Um bom site para obter informações mais detalhadas sobre estes relógios é o site do DC Rainmaker, que tem reviews sobre vários relógios de várias marcas.

      Boa sorte com a escolha 🙂 e bons treinos.

      • Luis Says:

        Muito obrigado pelas dicas!

        Estava a pensar num Nike+Sportwatch mas tenho encontrado demasiadas críticas negativas.

        Provavelmente vou mesmo optar pelo Garmin. Na Pixmania custa cerca de 230 euros.

        Mas ainda vou pensar mais uns tempos no assunto.

        O site que me referiu é brutal!

        Obrigado pela ajuda, mais uma vez.

Deixe uma Resposta

