A preparar o regresso a Lisboa… à Maratona de Lisboa

Com a chegada de mais um Agosto começa a minha preparação para a Maratona de Lisboa, que este ano será no dia 9 de Dezembro.

Em 2009 decidi treinar para a Maratona (e fazê-la) para me forçar a treinar e para fugir aos maus hábitos que estava a ganhar. Este ano vou lá porque… gostei daquilo 🙂 e apetece-me repetir.

Ao contrário do ano passado, este ano não passei os meses Junho e Julho à sombra da bananeira, tendo treinado bastante e conseguido eliminar cerca de 5 dos 6 ou 7 kg que tinha acumulado com a minha extensa paragem (e falta de controlo alimentar) no início do ano. Nestas últimas três semanas andei em redução de quilómetros e número de treinos com o objectivo de descansar o corpo, para agora iniciar o plano.

Ainda não sei qual vai ser o meu objectivo temporal para o dia da prova. Claro que quero bater o tempo do ano passado (4h10m33s), mas até gostava de fazer um bocadinho melhor. Será que consigo as 4h05m? Será que consigo as 4h00? E as 3h59m? Não sei. A verdade é que este ano ainda estive longe dos melhores tempos que andei a fazer no ano passado. No entanto, a Maratona é um “animal” diferente e não se corre da mesma maneira que se correm 10 km, portanto nunca se sabe. Vou treinar para melhorar, isso é certo (caso contrário não iria fazer um plano mais exigente). Vou deixar o treino fazer o seu efeito e, mais lá para a frente, farei um par de corridas (provavelmente Meias-Maratonas) com o objectivo de testar a minha forma, ajustar ritmos de treino e definir objectivo e estratégia para a prova.

Desta vez vou usar um plano com mais um dia de treinos por semana (5, em vez de 4) e, por consequência, com uma maior distância percorrida. O plano a usar será o Higdon Int 1, com um par de ajustes aqui e ali. No total vão ser 87 treinos, com cerca de 907 km. Um dos treinos já está, só faltam 86…

Tal como no ano passado, não devo fazer muitas provas durante este período. Estou a pensar em ir à Meia-Maratona de São João das Lampas e talvez à Meia Maratona da Vasco da Gama.

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5 Respostas to “A preparar o regresso a Lisboa… à Maratona de Lisboa”

  1. Pedro Carvalho Says:

    Espero que a preparação corra pelo melhor. Havemos de nos cruzar por lá… 😉

  2. Corre como uma menina Says:

    Vou estrear-me na distância dos 21km na Meia Maratona da Vasco da Gama (este ano ao som do Rock). Objectivo: terminar! 🙂

    Bons treinos para a Maratona e, quem sabe, baixar das 4h…

    • thenewroadrunner Says:

      Olá, Obrigado :).

      Boa sorte para a tua 1ª meia :).

      A prova da Ponte Vasco da Gama no ano passado foi bastante quente. Sugiro-te que faças alguns treinos ao calor para habituares o corpo (e a cabeça).

  3. Luis Says:

    Boa sorte para os treinos e espero que corra muito bem a corrida. A Maratona não é para todos e terminá-la já deve ser uma grande satisfação. De qualquer maneira, espero que faça um bom tempo!

    Abraço

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