Plano de treinos para a 2ª Maratona – 4º mês (e mais qualquer coisa)

Passou-se o mês de Novembro e alguns dias de Dezembro, deste plano de dezoito semanas que decidi seguir para preparar a minha segunda participação na Maratona de Lisboa.

Este mês foi o mês dos super longos, tendo ido duas vezes acima dos 30 km (um de 32 e outro de 35), ambos feitos passando pela Matinha de Queluz quando as pernas já iam cansadas, para as preparar para subidas ao final de muitos quilómetros (porque será?). Também foi o mês em que bati o meu melhor tempo na distância da Meia-Maratona – uma pequena/grande recompensa para os vários meses de treino que já levo nas pernas.

Nos treinos mais longos descobri que a bateria do meu Garmin está a ficar com pouca capacidade de carga. Com cerca de 3 horas o relógio começa-se a queixar de falta de bateria. No treino mais longo (cerca de 3h40m) ele não chegou a ficar sem carga, mas como estou a apontar para uma Maratona perto das 4 horas, fiquei um pouco preocupado / chateado – a verdade é que tenho alguma dependência do 305 e tenho dificuldade em ter uma noção aproximada do ritmo a que foi se não tiver o relógio.

Como nos últimos tempos não tenho andado a fazer treinos acima das 3 horas, só me apercebi desta situação precisamente no mês em que o relógio fez dois anos, ou seja, a garantia já tinha acabado. Estive a ver opções para resolver este meu problema (ainda não foi desta que comprei o 610) e pedi a um rapaz engenhocas para me fazer um carregador de emergência (obrigado, Victor). No entanto, acabei por decidir levar um Garmin emprestado (obrigado, João) porque é mais cómodo do que levar o carregador e a pilha durante a prova.

O plano de treinos está praticamente concluído.

Entretanto entrei na fase de “descompressão” (penso que é essa a tradução adequada de tapering) e nestas últimas duas semanas tenho vindo a fazer cada vez menos distância e menos treinos. Nesta altura treino para manter e apurar a forma, e recuperar os músculos. Com muito cuidado para evitar lesões.

Uma das dificuldades que tenho tido neste período é manter o peso. Há conjunto de hábitos alimentares que resultam de necessidades associadas a um volume grande de treinos, volume esse que baixa de repente e nem sempre é fácil diminuir aquilo que se come. É um aspecto a melhorar no próximo ciclo de treino.

Neste momento faltam-me apenas dois treinos: um que era para ter feito hoje, mas estava um temporal desgraçado e resolvi não arriscar – vou ver se o faço amanhã de manhã. O outro treino, de apenas 3 km, é suposto ser feito no Sábado, mas prefiro não correr no dia anterior à Maratona.

Posteriormente farei um resumo global do treino.

Dados

  • Período: 1 de Novembro a 7 de Dezembro
  • Nº de treinos: 21 (17 + 4)
  • Distância percorrida: 277 km
  • Tempo total de treino: 27h48m
  • Anúncios

    4 Respostas to “Plano de treinos para a 2ª Maratona – 4º mês (e mais qualquer coisa)”

    1. luis Says:

      Bem,

      boa sorte para os 42Km. Com tanto treino isso só pode correr bem.

      Abraço

    2. Jorge Goes Says:

      viva companheiro da estrada,
      gostei de ler o relato do teu ultimo mês e mais uns dias de treinos, curioso que os nossos pensamentos e preparações sejam todos eles muito parecidos , por isso é sempre bom ler os blogs dos nossos colegas de pelotão.

      desejo muita sorte nesta prova e que cortes a meta abaixo das 4h.

      abraço

      • thenewroadrunner Says:

        Olá, obrigado pelo teu comentário. É porreiro saber que não sou o único a ter certos pensamentos relativos ao treino :).

        Vais estar em prova amanhã? Se estiveres, boa sorte! Se não, bons treinos…

    Deixe uma Resposta

