Reflexões pré-Maratona (2ª versão)

Em geral não faço fazer posts a antecipar uma prova, mas a Maratona tem algo de especial. Não é à toa que tenho andado com um nervoso miudinho (que tem aumentado de dia para dia).

Lembro-me que no ano passado, quando comecei o plano para preparar a minha estreia na distância, cheguei a comentar com algumas pessoas, em jeito de brincadeira, coisas do género “já só faltam 68 treinos” (após o primeiro treino) e de ter continuado com isso durante alguns dias (penso que o fiz, pelo menos, até ao 5º treino). Eu nunca tinha seguido um plano de treinos de corrida, e a ideia de seguir um plano de treino de 18 semanas não era fácil de encaixar.

Uma das coisas que torna a Maratona interessante é que o próprio treino é um desafio por si só. É um desafio porque não é fácil manter o foco em algo que não deixa de ser um hobbie (ou seja, não dá dinheiro) mas que exige um compromisso ao nível de uma profissão ou trabalho (embora algumas faltas ao plano tenham pouco impacto, ao contrário de algumas faltas ao trabalho).

É um desafio grande porque exige muita disponibilidade física e também muita motivação e disponibilidade mental, porque durante 18 semanas há muita coisa que pode correr mal e que pode atrapalhar a preparação. Coisas como pequenas lesões, dificuldades em manter um horário, às vezes está muito calor, outras vezes é a chuva que não dá descanso, e às vezes está muito frio.

Também é um desafio porque condiciona o tempo livre do atleta. Em geral é preciso descansar mais e às vezes é preciso ir dormir mais cedo, para poder ir fazer aquele treino que apenas se consegue encaixar às cinco da manhã. Tudo isto tem um impacto na nossa vida e é preciso não vacilar.

E, apesar de todo o esforço para tentar seguir o plano, às vezes é preciso ter cabeça fria para decidir cortar um treino quando pura e simplesmente se está demasiado cansado e fazer esse treino era arriscar uma lesão.

Este ano nunca me passou pela cabeça que poderia não conseguir fazer o plano. Nunca duvidei que conseguiria cumprir a maioria do plano, mesmo tendo em conta que estaria a seguir um plano de cinco treinos por semana (ao contrário do plano do ano passado, que apenas definia quatro dias de corrida).

Conseguir seguir o plano (ou uma percentagem grande dele) é algo que já deve encher de orgulho qualquer Maratonista-em-preparação. Claro que isso não chega. Não ando a treinar pelo treino, mas sim para chegar ao “dia M” e conseguir concluir a prova (e, quem sabe, atingir uma determinada marca).

Costuma-se dizer que a grande dificuldade da Maratona está na preparação. Mas não é só nisso que ela está – e digo isto do alto da minha experiência de 1 Maratona concluída🙂.

Muito daquilo que faz a Maratona está na execução, ou seja, na forma como o atleta coloca em campo a sua estratégia (ritmo, alimentação, etc.) no dia da corrida. E essa é outra das coisas que dá interesse à Maratona – é preciso abordar a prova com cabeça, porque estoirar numa Maratona não é o mesmo que estoirar numa Meia-Maratona.

Este Domingo vou a Lisboa com o objectivo de baixar as 4 horas na distância mítica. Fiz o meu papel em termos de treino. A estratégia está pensada, os ritmos mínimo e máximo estão escolhidos. Já tenho o dorsal. Falta executar.

O Treino…

Ficam aqui alguns números para dar ideia do meu envolvimento com este plano:

  • Contagem: 76 Actividades
  • Distância: 948.13 km
  • Hora: 96:39:35 h:m:s
  • Ganho de elevação: 9,421 m
  • Veloc. média: 9.8 km/h

Foram mais de 900 quilómetros e mais de 95 horas de corrida. Fiz o meu papel.

E aqui fica uma tabela que compara o treino deste ano com o do ano passado:

treinos-2011-2012

Boa sorte a todos os que vão correr no Domingo.

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Uma resposta to “Reflexões pré-Maratona (2ª versão)”

  1. aaiidd Says:

    Gostei de ler🙂.
    Espero que quando terminar a prova, tenhas concretizado os teus objectivos nesta maratona.
    Abraço!

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