Corrida das Lezírias (2013)

Hoje fui a Vila-Franca para participar em mais uma Corrida das Lezírias.

Esta era a minha terceira participação nesta prova, à qual fui com o Osvaldo (2ª participação) e com o Horácio (1ª participação).

Eu continuo com o objectivo (simplista) de melhorar os tempos que andei a fazer no ano passado. Não tenho treinado muito, porque há cerca de duas semanas voltei a ter algumas dores no pé. Entretanto essas dores já passaram, mas acabei por perder muitos dias de treino. Este ano tem sido raro conseguir fazer mais do que dois dias de treino consecutivos e tem sido frequente estar cinco ou seis dias parado. Chatices.

O tempo em Lisboa não estava grande coisa, tenho nós apanhado alguma chuva quando nos deslocávamos para a estação de comboio. Se estivesse a chover daquela forma em Vila Franca, ia ser bonito :).

Quando cheguei a Vila Franca estava algum frio, pelo que estava a pensar em fazer a prova de casaco. Mas depois o céu foi abrindo e acabei por meter o casaco na mochila que foi para o bengaleiro.

Pouco depois, lá fomos para a zona da partida. Estava lá imensa gente, como já é habitual. A certa altura vi que os da frente já tinham começado a correr, e eu nem tinha dado pelo sinal de partida.

Isto de ir às provas várias vezes, em anos consecutivos, vai fazendo com que seja cada vez mais difícil falar sobre a prova, sem estar a chover no molhado.

A minha entrada na parte inicial da prova foi bastante calma, até porque há muita gente e as ruas afunilam um bocado. Isto é assim até chegar à Ponte de Vila-Franca, onde já se começa a arranjar espaço (porque a ponte é larga e porque é a subir, o que tem sempre o efeito de partir o pessoal em grupos mais pequenos).

Saindo da ponte, e virando à direita, entra-se no terreno de terra batida (as tais Lezírias), onde se fazem cerca de cinco quilómetros em cada direcção. Na entrada das Lezírias está o campino com o cavalo, característica típica desta prova. O piso não é grande coisa, pois é um bocado duro. As poças de água também não ajudam, porque há sempre aquela tentação de ir aos saltinhos, para não molhar (tanto) os pés e as pernas. Esta fase da corrida foi um bocado chata, porque este ano havia vento contra (na ida). Desde que tinha saído da ponte que ia à volta dos 4m55s por quilómetro. Quando comecei a apanhar o vento, fui um pouco para cima dos 5m por quilómetro. Passei aos 5 km com cerca de 25 minutos de prova – não é mau, mas também não é bom e ainda é cedo para estar com contas. Aos 10 km já se avalia novamente.

Depois do retorno, já não tinha vento contra, e tinha vento a favor, por isso voltei a entrar num ritmo um pouco mais rápido. O vento estava a ajudar, mas o chão continuava duro – não se pode ter tudo. O tempo ia passando, e eu já estava novamente a fazer contas: aos 10 km com 51 minutos iria dar algo perto da 1h15m no final. Seria melhor que no ano anterior, mas ainda longe da minha melhor marcar nas Lezírias.

Saindo das Lezírias, e voltando à estrada, passo pelo cavalo que devia estar bastante confuso em relação à quantidade de pessoal vestido às cores que tinha estado a passar à frente dele na última hora.

Mais uma subida da ponte, onde a pressão de um colega me fez dar um pouco mais, quando estava com vontade de relaxar um pouco. Usei a descida da ponte para descomprimir um pouco. Estava quase, faltavam apenas dois quilómetros.

Passou-me pela cabeça a minha participação de 2011, e como ia em esforço nessa altura. É engraçado, como estar em melhor forma física faz com que seja mais fácil “entrar em esforço”, i.e., dar um pouco mais e entrar naquele ponto de desconforto no qual sentimos que estamos a dar o nosso melhor. Eu esperava que isto fosse proporcional, mas está-me a parecer que não. Talvez seja psicológico. Ou então, sou eu que sou calão e já não tenho espírito para estas coisas :).

Passando a Praça de Toiros, entrei no Parque, preparando-me para ir nas calmas até lá à frente. No entanto, poucos metros mais à frente, alguém se aproximou de mim, o que imediatamente levou ao clique do “isto podia estar a ser mais rápido” e fez com que fizesse aqueles cento e qualquer coisa metros um pouco mais rápido.

Cheguei ao final com o Garmin a marcar 1h15m18s. Não foi mau, e cumpri o objectivo de melhorar o tempo de 2012, apesar do percurso ser diferente, a diferença de mais de seis minutos é significativa. Parece-me que o percurso de 2012 é mais duro, devido às irregularidades do chão.

Segue-se o resumo das minhas participações nesta prova:

lezirias_2011_2013_02

No caso desta prova, tem de se ter em conta que o percurso não foi sempre o mesmo. Os percursos de 2011 e 2013 são praticamente iguais, mas confirmei no mapa do percurso que a partida em 2013 foi feita mais atrás, o que poderá explicar parte da diferença (provavelmente em conjunto com algum erro do GPS). O percurso de 2012 foi diferente em cerca de 5 a 7 km do deste ano.

No final da corrida, andavam lá a vender rifas para ficar com este animal fofo:

2013-03-10 11.50.42

Organização

Para acabar, vou deixar uma crítica à organização desta prova:

Duranta a semana divulgaram (através do site, por telefone e por e-mail) a informação de que os dorsais apenas seriam entregues entre 5ª e Sábado. Isto era o contrário do que tem acontecido nos últimos dois anos, nos quais os dorsais foram dados no dia da prova. Tivemos de arranjar uma solução e, apenas por sorte, não tivemos de ir a Vila-Franca no Sábado. Hoje, quando chegámos a Vila Franca, fomos procurar o bengaleiro e lá estavam, alegremente, a entregar dorsais. Eram cerca de 9h30. Claro que eu já esperava que isto fosse acontecer.

Eu percebo que queiram evitar confusão no próprio dia, mas não faz sentido obrigarem as pessoas a irem até ao local da prova, no dia anterior à mesma, para levantar os dorsais. A alternativa de levantar os dorsais na Xistarca não era realista, devido ao horário indicado: qualquer um de nós os três, para estar na Ajuda às 18h00, teria de sair do trabalho o mais tardar às 17h00.

Etiquetas: ,

2 Respostas to “Corrida das Lezírias (2013)”

  1. Osvaldo Pires Says:

    ai o bacon!

Deixe uma Resposta

