Grande Prémio “Fim da Europa” (2011)

Fui hoje correr o Grande Prémio “Fim da Europa”, cujo percurso liga Sintra ao Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa). Era a minha primeira participação nesta prova. Levei o Osvaldo, que ia fazer pela primeira vez uma prova acima dos 10 Km.

Tinha feito o meu trabalho de casa para saber como abordar a prova: primeiros 4 Km eram sempre a subir, portanto era para ir nas calmas. Depois do 4º 10º o terreno era ondulado, tendo várias partes de descida. No 10º havia uma “parede” após a qual era quase sempre a descer. Fiz umas contas por alto e apontei para algo perto da 1h30m ou, com sorte, 1h25m.

Durante a semana também fiz vários treinos com foco em subidas. No Domingo anterior tinha ido até ao Parque Florestal de Monsanto com o Osvaldo, onde fizemos um treino de 19 Km.

Hoje, quando chegámos a Sintra, estava um frio desgraçado. Algo perto dos 5 graus… a camisola desta prova é feita a pensar no frio, pois tem manga comprida, mas mesmo assim levei uma outra t-shirt por baixo dessa e uma camisola mais grossa. Já sabia que me ia arrepender quando começasse a suar, mas ainda tinha de esperar uma hora e tal pela partida e não queria estar a ficar congelado.

Enquanto esperava ali perto da partida, fui “recrutado” por uma rapariga Chinesa (suponho eu) que me puxou literalmente pelo braço  para o lado esquerdo dela (já tinha o Osvaldo do lado direito) para que uma amiga dela nos tirasse uma foto aos três. Comentário: é assim que as fotos das pessoas vão parar ao facebook :p (e eu bem tento fugir dessa praga).

Lá descemos para perto do balão da partida.

Passado um pouco, a prova começou e lá fui nas calmas, cumprindo o meu plano dos quatro-primeiros-kms-sem-me-esticar-muito. Depois disso deixei-me ir com um ritmo um pouco mais forte, mas mantive a garrafa de água comigo para ir bebendo aos poucos.

Praticamente todo o percurso foi feito numa estrada coberta por árvores. De vez em quando olhava em volta para observar a bonita paisagem da Serra de Sintra.

Ao chegar perto do 10º Km fui-me preparando para a “parede”. Não foi tão complicada como pensava que seria. Passei aquilo bem e depois foi quase sempre a descer. Deixei as pernas soltarem-se e, com passadas largas, fui vendo os quilómetros a passar. E fui ficando cheio de calor, à custa da roupa extra que levava🙂.

A meta ficava numa zona com uma pequena subida. Entrei nessa zona a subir, fiz o sprint do costume e passei a meta a sentir as pernas bastante fortes. Estava tão concentrado que não parei logo o cronómetro (já vão duas provas em que isto acontece) mas parei pouco depois com ele a marcar 1h24m54s (para 16.59 Km). Um pouco abaixo da minha melhor perspectiva, mas muito à custa das longas descidas onde consegui acelerar mais do que o costume (fiz dois Km com ritmo abaixo dos 4 min / km).

No final fui receber a medalha e o saco de comida. O saco estava bem composto: uma sandes de queijo, uma barra de cereais, uma banana, uma garrafa de água e uma garrafa de uma bebida isótica qualquer). Também havia por lá chá quentinho.

Esperei um pouco pelo Osvaldo e lá fomos em direcção ao autocarro. Não esperámos mais do que 15 minutos para entrar e foi numa fila sempre em andamento. A coisa estava bem organizada. Dentro do autocarro tivemos um pouco à espera antes de partir.

Ao esperar pelo arranque do autocarro vimos a chegada do último participante. Mas não era um, eram dois: um casal já com uma certa idade, a correrem tão perto um do outro que se calhar iam mesmo colados. Gostei de ver.

Claramente uma prova a repetir.

Uma resposta to “Grande Prémio “Fim da Europa” (2011)”

  1. osvaldo Says:

    Boa Prova, a repetir concerteza para o ano.

Deixe uma Resposta

