Garmin Forerunner 305 – primeiras impressões

O meu Garmin 305 chegou esta semana e fiz hoje o 3º treino com ele. Tenho andado entretido a olhar para os dados no Garmin Connect (site que permite analisar os dados recolhidos durante as actividades feitas com o 305).

As minhas primeiras impressões do gadget:

Tamanho

Não é tão grande quanto me parecia por ver imagens. O relógio é em forma de L o que faz com que nas imagens pareça que fica maior do que realmente fica. De qualquer forma não deixa de ser um pouco grande.

Peso

Não é pesado.

Registo dos percursos

Os percursos por onde tenho passado estão a ser bem marcados, isto é, o mapa gerado no Garmin Connect apresenta as ruas por onde passei.

Determinação de distância percorrida

Relativamente à determinação da distância, que para mim é o ponto mais importante… Apesar de não ter certezas das distâncias reais, parece-me que está a ter resultados consistentes.

Dois exemplos:

Ontem fiz um treino que, durante os três primeiros KMs, foi igual ao início do percurso do treino de hoje. Os dois primeiros KMs de ontem e os dois primeiros KMs de hoje foram marcados praticamente no mesmo sítio. O 3º Km hoje foi marcado um pouco antes do que ontem (uns 5 metros antes). Isto talvez se deva ao facto de a meio do 3º Km existir uma passagem por baixo de um túnel, o que poderá fazer variar um pouco os dados.

O treino de hoje foi um percurso de ida e volta a um local (A->B->A) passando praticamente pelos mesmos sítios em ambas as partes do percurso, embora com pequenas diferenças (locais onde atravessei a estrada, etc.).

Um pouco antes do ponto de retorno, o Garmin marcou 7 Km. Quando cheguei novamente ao local de início da corrida, o Garmin marcava um pouco mais de 14 Km. Isto significa que marcou mais ou menos 7 Km para cada lado.

Ainda pretendo testar melhor este aspecto, nomeadamente em pista de tartan de 400 m.

Determinação de elevação

Neste ponto tenho tido resultados mais variados. No primeiro treino que fiz o Garmin Connect apresentava a variação de elevação de forma que me pareceu bastante aproximada. Nos dois treinos posteriores as variações já me pareceram estranhas (muitos altos e baixos). Por outro lado, ao olhar para o grafico do treino de hoje, vejo que passagens no mesmo local em alturas diferentes registaram aproximadamente a mesma altitude.

De qualquer forma já sabia que este não era um ponto forte do Garmin, devido à própria tecnologia.

Site Garmin Connect

O site, além de visualmente apelativo, está bem feito e apresenta informação interessante. O percurso efectuado no treino é sobreposto a um mapa do Google Maps e são apresentados vários gráficos (evolução de velocidade, ritmo cardíaco, etc.).

É possível fazer “play” dos percursos, o que faz com que se veja um marcador a progredir no mapa, repetindo o percurso que foi registado. Ao mesmo tempo é possível ver um gráfico com evolução de velocidade, altitude e afins.

Quem gostar de analisar dados para tentar encontrar padrões e afins vai-se sentir em casa naquilo. Tenho achado interessante analisar os pontos máximos e mínimos de cada gráfico (p.e. velocidade), olhar para o ponto do mapa onde cada ponto interessante ocorreu e concluir algo do género “ah esta baixa de velocidade foi naquele sítio em que tive de ir mais devagar porque… o chão estava molhado”.

Os treinos registados no Garmin Connect podem ser publicados ao público (por omissão são privados).

Ainda tenho de explorar melhor o aparelho, nomeadamente usar o mesmo em treino de séries, mas até agora estou satisfeito.

2) 2)
Anúncios

13 Respostas to “Garmin Forerunner 305 – primeiras impressões”

  1. Ricardo Areias Says:

    ola viva boa noite, no garmin connect consegue utilizar o seu garmin 305?

    registei me e logo no inicio pede-me para escolher o meu relógio/gps e não tem lá o garmin 305, qual devo escolher? obrigado

    aguardo resposta

    cumprimentos

  2. Ricardo Areias Says:

    uma outra duvida, não sei se você utiliza esse modo, gostava que ele me indicasse o tempo que faço por km, sabe como é possível? tive agora a ver no garmin connect e alguns atletas dispõem dessa informação!

    obrigado pela atenção aguardo resposta

  3. João Fonte-Boa Says:

    Boa noite. Gostaria de lhe perguntar se no garmin 305 dá para medir altimetrias? E se também nos diz as inclinações de uma determinada subida ou descida?
    Aguardo resposta
    Obrigado
    Cumprimentos.

    • thenewroadrunner Says:

      Olá João.

      Sim, o Garmin 305 tem medição de altimetria. No entanto, os dados não são tão 100% fiáveis porque o GPS não é muito bom para medir mudanças de altitude. Pelo que sei, a melhor forma de fazer medições de altitude é com um barómetro, e o 305 não tem esse equipamento. Apesar disso, no site Garmin Connect eles têm uma funcionalidade que pega nos dados medidos pelo GPS e os corrige usando os dados reais “de mapa”. O gráfico de altimetria que resulta disso normalmente assemelha-se à realidade.

      Em relação a “inclinação”, acho que não há essa funcionalidade no 305 nem no Connect.

  4. Gisele Says:

    Por gentileza, como vejo a velocidade em que estou correndo naquele momento?

  5. luis filipe damas Says:

    ola.gostaria que me tirasse uma duvida,se possivel.Tenho um forerunner 305 e recentemente aderi ao garmin connect como forma de monitorizar as minhas actividades.Acontece que faço o upload dessas mesmas actividades mas os percursos efectuados nunca aparecem nos mapas do site.tenho o gps ligado no relogio, já experimentei diferentes navegadores ( IE,chrome,firefox ).Será que tenho de efectuar alguma configuraçao especial no relogio?
    Agradecia ajuda sfff
    obrigado.
    luis damas

    • thenewroadrunner Says:

      Olá. Não deveria ser preciso mudar nenhuma configuração em relação ao que vinha de fábrica.

      Os outros gráficos (elevação e RC) aparecem-lhe no browser quando abre os “Detalhes” da actividade ?

      • luis damas Says:

        os unicos detalhes do meu treino que aparecem no site sao a distancia percorrida, tempo total e passada por minuto

      • thenewroadrunner Says:

        Se está a ver na página de “Detalhe” (o URL deverá ser deste género: http://connect.garmin.com/activity/NUMERO) e não lhe aparece nenhum dos gráficos, então o problema pode ser técnico.

        Houve uma altura em que eu não conseguia ver os gráficos quando estava no IE, mas no Chrome conseguia. Penso que era por causa da versão do Flash.

        Consegue ver gráficos de actividades de outras pessoas no garmin connect?

  6. luciano Says:

    como faço para descarregar os dados do relógio no computador

    • thenewroadrunner Says:

      Olá.

      Há duas formas:

      1) usar o software Garmin Training Center
      2) usar o site http://connect.garmin.com – eu recomendo o site, porque a interface é mais simpática e é actualizado com maior frequência.

      Em qualquer dos casos, com o 305, é preciso ligar o relógio ao computador usando o cabo USB que também serve para carregar o relógio.

      Com o software Training Center, há uma opção específica para importar dados do relógio.

      Com o site, é abrir o mesmo e fazer login. No site há uma opção de “Upload” (canto superior direito). Ao abrir isso, o site detecta se o plugin Garmin Connect está instalado. Se estiver instalado, o site pergunta se pretende fazer upload das actividades. Se o plugin não estiver instalado, é preciso instalar primeiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: