Corrida do ISCPSI / APAV

Este mês houve oferta de corrida com fartura, o que fez com que eu fosse a 4 corridas em 4 fins de semana consecutivos. Hoje, para fechar o mês, fui à Corrida do ISCPSI / APAV. No ano passado, neste mesmo dia, tinha estado na Corrida do Pai. Este ano não até era capaz de a repetir, mas não sei o que lhe fizeram… Mas adiante, que variedade também é bom.

Convenci dois novatos a irem também. Um deles (Luís) já fez algumas corridas, mas o outro (Tiago) era estreante. Acho que só o convenci porque ele mora ali perto da zona da partida, mas pronto, o que interessa é que aceitou o desafio :).

O tempo de manhã estava fresquinho, mesmo a jeito para correr à beira-mar.

Partiu-se de Alcântara, mais concretamente do Largo do Calvário, em direcção ao Cais do Sodré. Antes de chegar ao Cais do Sodré era o ponto de retorno, e a corrida passava a ser em direcção a Belém, de onde se retornava novamente para acabar perto do CCB.

Este percurso tem a particularidade de praticamente não ter desníveis, pelo que era ideal para mais uma correria atrás do relógio. Em Mem Martins, num percurso cheio de sobe e desce, os 10 Km tinham ido em 44:56 (min) e esta corrida era uma oportunidade de confirmar (ou não) que estou a conseguir percorrer 10 Km em 45 minutos.

Quando deram o tiro lá arranquei e fui quase a passo até arranjar espaço para correr. Pouco depois já ia num ritmo mais rápido e pronto para irritar o relógio.

Dez quilómetros são dez quilómetros e correr a 4:30 min/km não me deixa grande espaço para apreciar a vista. Por esta razão não tenho grandes recordações da prova.

A maior dificuldade que senti foi o vento contra que se fez sentir algures entre os quilómetros 6 e 9. Isto coincidiu com uma fase em que tive de andar a apertar o ritmo para andar “de ilha em ilha” (ou seja, de pequeno grupo de corredores em pequeno grupo de corredores). Mas prefiro o vento contra do que o sol maluco que estava na semana passada na Meia-Maratona de Lisboa.

Tempo final: 44:32 (min). O Garmin marcou 10.06 Km. É o meu novo record pessoal em provas de 10 Km 🙂 e é a segunda vez que faço menos do que 45 minutos nesta distância.

Esta prova foi provavelmente a prova onde me deram mais “brindes”, quer no saco que me deram quando paguei a inscrição, quer no saco que deram no final. Só encontrei dois pontos negativos na prova: a t-shirt da prova era preta e de algodão, pelo que não a usei porque correr de preto é faltar ao respeito ao Sol. O outro ponto negativo foi a impossibilidade de pagar a inscrição via-Multibanco. Enfim, nada do outro mundo. No próximo ano sou capaz de voltar.

PS: O Tiago, o estreante, no caminho de regresso, vinha a dizer “a seguir quero fazer uma prova de 5 Km” ;).

Etiquetas: ,

4 Respostas to “Corrida do ISCPSI / APAV”

  1. Tiago Says:

    O percurso foi bom embora não tenha tido oportunidade de apreciar muito a vista como desejava pk o k keria ir chegar à meta e a melhor vista era nos últimos ~3 km…

    Qt à extensão, pra quem ñ está habituado a correr, penso ser melhor começar pelas corridas de ~5km. Até porque eu comecei num ritmo muito lento pra conseguir chegar ao final sem parar (o k consegui) mas numa corrida mais curta, teria mais “ousadia”…

    Fiquei muito impressionado foi com a quantidade de pessoas k correram e com o “à vontade” com que o faziam.

    Fiquei com a experiência e espero repetir embora me pareça que vai ser difícil arranjar um percurso tão bom qt este (talvez Marginal à noite).

    Ficam aqui, também, algumas dicas para quem vai correr.

    Primeiro, eu tive “necessidade” de levar um iPod e um telemóvel para a corrida mas como os meus calções só tinham um fecho (lado direito), ía a correr com uma “bolsa de peso” nesse lado e qd já vamos com 6 ou 7 km “em cima”, começam a atrapalhar. Por isso, levem o menos de acessórios possíveis (têm akelas bolsas para por o iPod no braço p.e.).

    Outra dica… um bom pequeno-almoço e um bom descanso antes da prova ajuda (coisas k eu ñ fiz) e, por isso mesmo, fiquei com um “amargo” de boca por não ter ficado abaixo da 1h ~(1h02min) 😦

    Em suma, foi uma experiência de que gostei muito e tenho pena não haver mais regularmente esta corrida (sendo que o percurso de outras não me mostra tanto interesse).

    Volto a destacar ainda o elevado nº de pessoas inscritas para a corrida (não tanto para a marcha, pareceu-me) e dessas pessoas, a diversidade de idades (muita gente = 50 anos) sendo que nas idades intermédias não notei tanta gente.

    Tiago “o Estreante”

    P.S.: Parece-me um bom motivo para juntar amigos e até conhecer pessoas novas 🙂

  2. Tiago Says:

    O browser tirou-me parte da última frase…

    O que queria dizer é que havia muita gente entre os 15 e os 30 anos e depois a partir dos 50 anos 🙂

  3. Osvaldo Says:

    LOL Tiago realmente tu a dares dicas de corrida…

  4. Luís Oliveira Says:

    HATERS UNITED

Deixe uma Resposta

