20 Km de Cascais (2012)

Este início de ano foi muito parado para mim. Por várias razões estive mais de 40 dias sem correr. Decidi então ir aos 20 Km de Cascais para quebrar esta má vida e voltar aos bons hábitos.

Para preparar a prova fiz alguns pequenos treinos (entre os 5 e os 10 Km) durante a semana anterior, tendo o primeiro treino do ano calhado no dia 12 de Fevereiro.

No Sábado fui buscar o dorsal e deram-me logo a famosa t-shirt com os nomes dos atletas chegados em 2011. Ainda demorei um bocado a encontrar o meu nome, mas lá estava.

Como estou em (muito) má forma, abordei esta prova com o objectivo de chegar ao final, sem grandes preocupações em termos de tempo (mas a olhar para o limite da sanidade: 2 horas).

Chegado a Cascais o tempo estava bastante bom, com céu limpo e sol (ao contrário do ano passado, em que choveu um bocado antes do início da prova).

Comecei a corrida nas calmas para garantir que conseguia chegar ao final. Parece-me que houve ali uma mudança no percurso logo na fase inicial, tendo este ano havido uma passagem perto da zona da Boca do Inferno. Depois do 8º ou 9º Km comecei a apertar mais um pouco o ritmo, pelo menos até chegar o vento contra do Guincho.

Passei pelo 10º Km com cerca de 55 minutos de prova. Se não quebrasse iria conseguir ficar dentro do tempo máximo que tinha previsto. Ainda passei uns dois quilómetros a levar com aquele vento forte, contra, que me fazia desperdiçar alguma energia. Eu bem me tentava proteger indo atrás de grupos, mas o raio do vento vinha meio de lado.

Chegado ao ponto de retorno acabava-se o vento contra e era só gerir o regresso a Cascais. Mas a certa altura começou a ficar muito calor, o que não ajuda nada.

Por volta dos 15 Km percebi que pelo menos conseguia fazer 1h50m e que se apertasse um bocado ainda conseguia ficar nas 1h48m.

Fui apertando e passei aos 18 Km com cerca de 1h38min. Faltavam dois km e comecei a ficar com uma “dor de burro”. Mas pronto, já não ia ficar pelo caminho…

No final ainda consegui fazer um pequeno sprint, embalado pela descida da meta.

Lá me deram mais uma bela medalha, com a letra “S” no fundo. Como só participei em duas edições desta prova (2011 e 2012), só tenho as letras “I” e “S”, da palavra Cascais. Espero que voltem ao início em 2012, para eventualmente conseguir fazer com as 6 letras (não pela ordem suposta, mas não há que ser picuinhas :)).

Tempo em 2012
1h47m46seg

Tempo em 2011
1h38m14seg

O relógio não mente. Por esta altura, em 2011, estava em muito melhor forma. Penso que foi a primeira vez que o meu resultado piorou numa mesma prova, de uma edição para a outra. Mas é mesmo assim, quem não treina não pode esperar bons resultados.

Etiquetas: ,

2 Respostas to “20 Km de Cascais (2012)”

  1. SG Says:

    Já não me lembro como cheguei a este blogue. Alguma pesquisa relacionada com corrida, provavelmente. Mas era só para dizer que, para quem não treinou, não estiveste nada mal! Eu ainda me arrasto nos 10km, mas espero para o ano fazer a primeira Meia.
    Boas corridas!

    • thenewroadrunner Says:

      Olá, obrigado pelo comentário.

      Em relação à “meia”, o meu conselho é que não adies muito essa estreia. Quando percebemos que temos capacidade efectiva de percorrer distâncias “relevantes” a pé e num espaço de tempo relativamente curto, a nossa perspectiva sobre a “distância” muda :).

Deixe um comentário